CLAN desenvolve Projeto de Eficiência Energética visando reduzir custos e aumentar produção

9a159b88df95462d282671d6f82771841383c30fa7226519d6d180a0ce029e601A Cooperativa de Laticínios de Natal-CLAN,está desenvolvendo um Projeto Piloto, no âmbito do Programa de Eficiência Energética do SENAI/RN, através do  Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER. O empresário Edilson Trindade, gestor  do empreendimento, com visão no desempenho de seus equipamentos e  o objetivo de  aumentar a produtividade e consequentemente a produção, apostou na “Eficiência Energética” para a redução de custos. A partir daí, procurou o CTGAS-ER, visando desenvolver um trabalho nesse campo. “Estamos na primeira fase dos estudos, quando a equipe do CTGAS-ER  visitou  nossa indústria, para uma avaliação dos equipamentos e sua operacionalização. Já temos um norte e por onde  vamos iniciar os trabalhos, na segunda etapa.. Não tenho nenhuma dúvida do sucesso desse novo projeto de Eficiência Energética desenvolvido pela CLAN”, assegurou o industrial. Ele  acrescentou que, com certeza, toda empresa deve dispor de um profissional habilitado na área de eficiência energética.


Após a visita dos especialistas do CTGAS-ER, foi elaborado um relatório detalhado na área  elétrica, sendo observados os quadros de energia, sistema de iluminação, ar condicionado, motores e compressores, bem como avaliado o consumo da energia elétrica. Os trabalhos foram iniciados no início deste ano e a segunda etapa, de execução, deve ser iniciada  até o mês de abril.
A CLAN  atualmente, além de preocupar-se com a qualidade dos produtos, trabalhando com S.I.F, inspecionada regularmente pelo Ministério de Agricultura, preocupa-se, também, com o lado social, onde desenvolve projetos de reciclagem (Reciclan), tratamento de efluentes, projeto escola junto aos seus funcionários, trabalho na comunidade do bairro com grupos de idosos e atletas.

EFICIÊNCIA

O professor Edson  Dantas Guedes, do CTGAS-ER, especialista em Eficiência Energética , detalha a Importância da atuação de  profissional  habilitado na área, para o bom desempenho de uma empresa. Segundo ele, “Há 40 anos, não havia a preocupação com o esgotamento das fontes primárias e naturais, usadas para obtenção da energia elétrica. Assim, fatores como a crise do petróleo na década de 1970, o aquecimento global e questões relacionadas ao meio ambiente, aliadas ao aumento constante da demanda por energia elétrica, colocou em evidência mundial, a importância de se buscar fontes alternativas, bem como aperfeiçoar processos, fazendo gestão sobre a utilização racional da energia, chamada simplesmente de EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, que consiste em usar de modo eficiente a energia, para obter um determinado resultado, mantendo a qualidade e o conforto. É produzir mais, com menos energia” . saliente o professor.

---Assim, está em evidência, a busca por fontes alternativas de energia elétrica, como: eólica, fotovoltaica, biomassa, em substituição às térmicas e em complementação as hidroelétricas. Portanto, o desenvolvimento de equipamentos com maior eficiência, o aprimoramento dos processos fabris, a diminuindo e/ou eliminação de desperdícios, tornaram-se preocupações constantes.

Prosseguindo com o  raciocínio, Edson Guedes lembrou que “Neste contexto, segundo o Balanço Energético Nacional, emitido pela empresa de pesquisa energética do Ministério das Minas e Energias,  o segmento industrial, consome em torno de  40% do total de energia elétrica no país, além de, em seus processos, utilizarem de outras formas de energia em suas utilidades, como: vapor, refrigeração, ar comprimido, se mostrando, portanto, como um importante segmento produtivo, passivo de implementações em eficiência energética. Para isso, o segmento industrial precisa contar com pessoal qualificado e especializado em eficiência energética, capaz de avaliar e propor soluções técnica e economicamente viáveis, em seus processos, contribuindo para a economia de uma forma ampla, meio ambiente e com a capacidade de competitividade da indústria” finaliza o especialista..

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial Serviços Laboratoriais Laboratório de Pressão Notícias CLAN desenvolve Projeto de Eficiência Energética visando reduzir custos e aumentar produção