Artigos

Equipes do RN apresentam projetos que concorrem no Inova SENAI

92187254541As equipes do Rio Grande do Norte que concorrem na Edição 2017 do Programa Inova SENAI apresentaram, nesta quinta-feira (30), seus projetos. A exposição foi no auditório do CTGAS-ER e no local, os alunos, professores e instrutores fizeram demonstrações dos protótipos desenvolvidos que concorrem nas categorias Produto e Processo inovares.Concorrem nesta edição do Inova, no Estado, cinco equipes de unidades de ensino profissionalizante e de tecnologia do SENAI-RN, uma do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna e quatro do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis.


 As equipes concorrem nas categorias Processo Inovador, Produto Inovador e Voto Popular. Nas categorias Processo e Produto, serão selecionados os projetos que vão concorrer apresentados na etapa nacional do Inova, que deverá ser no próximo ano. A avaliação é feita por uma banca de especialistas em inovação. Os projetos que concorrem no RN são os do “Baú hortifrúti autossuficiente “ (para ser montado em veículos de transporte), “Baú Hortifrúti autossuficiente”, “Sistema Autônomo de Múltiplo Volume de Impressão 3D”, “Macaco Multifuncional” (equipamento de elevação) e o do “Sistema pra Troca de Óleo da Caixa Multiplicador do Aerogerador” (veja abaixo a descrição dos projetos e as respectivas equipes técnicas).
 
O Programa Inova SENAI foi criado para incentivas boas ideias, desenvolvidas nas unidades de ensino da instituição. Alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI inscrevem processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira.
 
A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.
 
Nesta quinta-feira os projetos, com os protótipos, estão em exposição ao público e especialistas da banca examinadora. Na sexta-feira (01/12), a partir das 9h30, haverá o encerramento da etapa estadual no auditório do CTGÁS-ER, com a presença da diretora regional do SENAI, Roseanne Azevedo. Na ocasião, serão anunciados os vencedores e entregues as premiações.
 
 SAIBA MAIS SOBRE OS PROJETOS QUE CONCORREM NO INOVA 2017
 
 BAÚ HORTIFRÚTI AUTOSSUFICIENTE
O baú hortifrúti autossuficiente foi desenvolvido pensando em se obter uma maior sustentabilidade, utilizando o sistema fotovoltaico para a alimentação do sistema de refrigeração, assim, visa uma melhora no transporte de flores, frutas e verduras e uma redução na emissão de gases poluentes.
Equipe técnica: Ailson Alison e Emilly Karla (Técnicos em Sistemas de Energias Renováveis) e Leonardo Oliveira (Docente SENAI RN – Instrutor)
 
 ESTUFA AUTOSSUFICIENTE PARA SALGADOS
“Trata-se de um carrinho com uma estufa de salgados, com tecnologia fotovoltaica para conservação de alimentos, para fast food, podendo ser usado pelos ambulantes, com a perspectiva de atender a um grande público de consumidores, que visão cada vez mais produtos com qualidade”.
Equipe técnica: Robson Lima, Técnico em Eletrotécnica; Arthur Tsade, Técnico em Eletrotécnica; Luiz Arilo – Professor Extraquadro; Jeane Kelly, Instrutora de formação profissional.
 
 SISTEMA AUTÔNOMO DE MÚLTIPLO VOLUME DE IMPRESSÃO 3D
“O sistema de múltiplo volume de impressão 3D autônomo tem como objetivo a otimização do tempo gasto na impressão e configuração da máquina. Também traz maior comodidade ao portador do sistema, uma vez que, ele não se preocupará com a manutenção necessária de uma impressão para outra, pois a máquina terá autonomia em tais funções”.
Equipe técnica: João Victor Medeiros Crisostomo, cursando técnico em automação industrial; Pedro Victor de Lima, cursando técnico em automação industrial; Jeane Kelly de Oliveira Ribeiro, orientadora e instrutora de formação profissional; Tiago Castro Morais de Freitas, co-orientador e instrutor de formação profissional.
 
 “MACACO MULTIFUNCIONAL”
“O Macaco Multifuncional é um equipamento de elevação adequado para utilização em oficinas automotivas (veículos leves e pesados), facilitando a execução de diversos serviços em um único equipamento. Tem ótima relação custo-benefício, diante do baixo custo de produção para fabricação de um único dispositivo multifuncional.”
Equipe Técnica: Alex Mário, Charles Brenner e Rafael Andrade, Técnicos em Mecânica Industrial (SENAI RN); Wilberto Pires, Engenheiro Mecânico e docente do SENAI-RN; Edvaldo Júnior, Engenheiro Mecânico e docente do SENAI RN.
 
 “SISTEMA PARA TROCA DE ÓLEO DA CAIXA MULTIPLICADORA DO AEROGERADOR”
“Esse Sistema eletro-hidráulico tem como propósito reduzir o tempo necessário para se realizar a troca de óleo da caixa multiplicadora, reduzindo assim o custo do serviço, sendo uma tecnologia inédita no mercado, o que o torna técnica economicamente viável”.
Equipe técnica: Jasse Beatriz Duarte da Costa, Técnica em Sistemas de Energias Renováveis, SENAI RN; Renan Mateus Ferreira de Sousa, Técnico em Mecânica, SENAI RN, Ana Luiza Alves, Técnica em Mecânica, SENAI RN, Maria Beatriz Ferreira da Silva, Técnica em Mecânica, SENAI RN; Alcidemir Cabral de Sousa, docente do SENAI RN (Instrutor); Jeane Kelly de Oliveira Ribeiro, docente do SENAI RN (Co- Instrutora).

FONTE: FIERN

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial