Artigos

Conferência sobre Energia Renovável debate experiências do Brasil e da Alemanha no CTGAS-ER

DSC 1565As experiências desenvolvidas na Alemanha e no Brasil,  na área das Energias Renováveis, com destaque para a energia eólica, foram expostas por empresários e especialistas dos dois países, durante a “V German-Brazilian Renewable Energy Business Conference” , realizada nesta terça-feira, 30, no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER(Consórcio SENAI/Petrobras). O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Superior do CTGAS-ER e  secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo e pelo diretor de Energias Renováveis e Eficiência Energética AHK do Rio de Janeiro, Philipp Hahn, visando discutir o panorama do setor, os desafios da cadeia produtiva , a necessidade de formação de pessoal qualificado e o desenvolvimento de parques eólicos.

Após saudação à comitiva alemã, empresários, especialistas, participantes  e integrantes do Sistema FIERN, parceira da conferência, Flávio Azevedo destacou a importância do intercâmbio com as instituições alemãs, que detém a maior experiência mundial no campo da energia eólica. Ele ressaltou a participação do CTGAS-ER, instituição que  tem o maior apreço e que acompanha desde a sua instalação,  viu  crescer com saúde, aprendendo e ensinando e pela qual tem muito orgulho. “O CTGAS-ER é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte”, reforçou.

Flávio Azevedo enumerou vetores de desenvolvimento no Brasil, que não são explorados por falta de oportunidades e saber, ciência e pesquisa, lembrando que a transferência de conhecimento é urgente no país e por isso, fazer parceria saudável, a exemplo do CTGAS-ER, deve ser valorizado, transformando conhecimento em riqueza. Lembrando que o pesquisador, que está nas universidades, precisa de suporte, pois ele não arrisca transformar o projeto em produto, Azevedo  aponta o  caminho de se ancorar na academia e buscar a pesquisa aplicada.

Na sequência, o diretor de Energias Renováveis e Eficiência Energética AHK do Rio de Janeiro, Philipp Hahn, falou sobre a importância da conferência para a missão alemã e da possibilidade da continuidade das parcerias entre entidades do  Brasil e da Alemanha,  dois dos  maiores mercados de energia eólica do mundo “e  que muito tem a aprender, um com o outro”, frisou.  O executivo disse acreditar no desenvolvimento eólico no Brasil, onde existem há 25 anos  diversas  empresas germânicas, que trocam experiências  e desenvolvem projetos, a exemplo de empresas brasileiras na Alemanha.

A diretora Regional do SENAI, Roseanne Albuquerque, durante o painel  “Os desafios da cadeia produtiva e mão de obra qualificada”,  explicou detalhadamente, principalmente para a missão alemã, a ação desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, nesses 75 anos, em prol da educação profissionalizante, mostrando os números  de 4 milhões de matrículas, 810 centros profissionalizantes, atendendo a 28 setores da indústria, concentrando 90 por cento das atividades na educação profissionalizante. Roseanne falou também sobre as atividades desenvolvidas no Estado, onde mantém 18 unidades, com 53 mil matrículas e 47 mil horas técnicas, atendendo todos os polos de desenvolvimento. Ela detalhou ainda as ações do CTGAS-ER-Consórcio SENAI/Petrobras) e do ISI-ER-Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, em instalação e da importância para o desenvolvimento do Estado, na capacitação de mão de obra qualificada e de técnicos especializados.

A”V German-Brazilian Renewable Energy Business Conference” foi  realizada  pela Câmara de Comércio e Indústria Brasíl-Alemanha, com apoio do Sistema FIERN, CTGAS-ERN, Academia Alemã de Energia Renovável e Ministério de Energia e Economia da Alemanha. Participaram do evento a diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão, Helder Maranhão, superintendente de Estratégias e Articulação da FIERN, além de empresários e pesquisadores, representantes de entidades classistas do comércio e da indústria e colaboradores do Sistema FIERN.

PALESTRAS

Abrindo  o painel sobre o Panorama Atual das Energias Renováveis e Eólica na Alemanha e no Brasil,  Christiane Vaneker, da Academia Alemã de Energia Renovável, representando o Ministério de Energia e Economia da Alemanha, destacou  a transmissão de energia eólica, visando reduzir omissão da gás carbônico e  falou sobre o desenvolvimento das energias renováveis na Alemanha, passando pelas licitações, chegando a Lei da Eficiência Energética/Eólica, leilões, questões jurídicas e planos de expansão. Em seguida, Sabine Schmedding, da Associação Alemã de Energia Eólica, destacou  o “Status do Desenvolvimento do Setor de Energia Eólica na Alemanha. O Panorama do Setor Eólico Brasileiro  foi  apresentado por Francisco  Silva, da Abeeólica e em seguida,  Jürgen Beigel, da JB EMS, discorreu  sobre a “Próxima Geração – Repotencialização da Energia Eólica na Alemanha”.
 
“Os desafios da cadeia produtiva e mão de obra  no setor” foram analisados também  por  João Paulo Cavalcanti, da Wobben Windpower Indústria e Comércio,  Christoph Büdke, da GIZ e Stefan Simon, da Corporate Energies.“Os desafios técnicos no planejamento e na operação e manutenção de parques eólicos brasileiros” , tiveram análises  no período da tarde, por  Bastian Fanner, da Windcraft  Engenharia; Alexandre de Lemos Pereira, da DEWI do Brasil; e Gregor Sarnawski, da GP Wind. A conferência discutiu também as “Soluções de operação e manutenção de parques eólico, com tecnologias de monitoramento e prevenção” com com Steffen Biehl, da Bachmann; Daniel Faro do Amaral, do CTGÁS-ER; Henrique Ferreira, do Geo Net Brasil; e Michael König, da Rewitec.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial