Artigos

Palestra sobre Energias Renováveis atrai empresários, pesquisadores e estudantes, que lotam auditório do CTGAS-ER, na Semana da Indústria

DSCN7466O tema “Energias Renováveis” reuniu empresários, jovens empreendedores, pesquisadores, professores e estudantes, que lotaram o auditório do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER(Consórcio SENAI/Petrobras), na manhã desta quinta-feira, 25, durante a programação  do Centro, inserida na  Semana da Indústria, promovida pelo Sistema FIERN. O evento foi aberto pela diretora Regional do SENAI, Roseanne Albuquerque, que destacou a importância do assunto, haja vista que, “Energia limpa gera sistema produtivo e crescimento econômico”. A executiva lembrou as potencialidades do Estado na área, os diversos parques geradores de energias renováveis, implantados e em implantação, bem como  a participação do SENAI/CTGAS-ER, no processo desenvolvimentista  que, desde 2012, investem na capacitação e especialização de técnicos e  em pesquisas.

.
O presidente do Sistema FIERN. Amaro Sales, foi representado pelo diretor Alberto Serejo,  que, demonstrando otimismo, ressaltou que enquanto o país passa por um crise, “Nós aqui estamos falando de  compromissos com o desenvolvimento. Não podemos ser omissos, mas, temos  que mudar o foco da crise para oportunidades”. Alberto falou sobre o crescente número de parques de energia eólica no  Rio Grande do Norte, reforçando que o sol, uma força do turismo, agora está gerando energia  e exemplificou sua  a utilização pela indústria Sterbom, apontada como um caso de sucesso.

Também presentes ao ciclo de palestras, a  diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão e o diretor de Tecnologias, Fernando Queiróz, o cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert, o superintendente Regional do SESI, Juliano Martins, Helder Maranhão, superintendente de Estratégias e Articulação da FIERN e as coordenadoras  Simone Oliveira  Etiene Ferreira.

 PALESTRAS

A primeira palestra foi sobre “Medição do Recurso Solar”, proferida pela especialista Samira Azevedo, do CTGAS-ER. Ela enfocou monitoramento, dimensionamento, custos e retorno do processo, tecnologias usadas, financiamento e licenciamento. Tecnicamente, demostrou os tipos de radiação, requisitos de medição EPE, normas de medição, Atlas de Energia Solar do Brasil, controle de qualidade dos dados, manutenção de estação, com os cuidados para os  erros de instabilidade, de alinhamento e operacionais.

Em seguida, o tema  “Energia Solar Fotovoltaica: Desafios e Oportunidades”, foi desenvolvido por  Jorgdieter Anhalt, engenheiro mecânico da GIZ, instituição alemã parceira do SENAI/CTGAS-ER, que fez uma explanação sobre desafios, obstáculos, geração  de vários tipos de energia e consumo. O especialista alemão relacionou e teceu comentários sobre a política do Brasil para o  setor das energias renováveis,  a burocracia, ecologia, certidão de equipamentos, marketing, capacitação profissional --destacando o SENAI/CTGAS/ER, Institutos federais e universidades-- e o mercado. Finalizando a primeira parte, foi iniciado o debate.

Na  sequência, o empresário José Maria Vilar, da Smart Energias Renováveis, discorreu sobre “Caso de  Implantação de Sistema Fotovoltaico na Empresa”. Vilar demonstrou, como exemplo, três casos da utilização de sistema de energia solar, um cartório em Goianinha, uma indústria gráfica e uma residência em Natal. Em todos o palestrante mostrou custos e  os números projetados, fazendo em seguida comparação com o resultado auferido, atingindo e até superando as expectativas.

Finalizando a programação matinal foram  explicadas as  “Linhas de Financiamento do BNB”, por Luiz Abel de Andrade, do Banco do Nordeste do Brasil. Fazendo uma rápida explanação  das atividades do BNB, com 23 agências no Estado, sendo  três em Natal, ele  disse que o banco dispõe de  R$ 1 bilhão para investir no Rio Grande do Norte este ano. O gestor detalhou o Programa FNE SOL, que visa contribuir para a sustentabilidade ambiental da matriz energética da Região Nordeste, oferecendo uma linha de crédito especialmente desenhada para o financiamento de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis, para consumo próprio dos empreendimentos.

 O programa financia  todos os componentes dos sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidroelétricas (PCH), bem como sua instalação.

 O FNE SOL é destinado a todos os portes de empresas industriais, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços, produtores rurais e empresas rurais, cooperativas e associações legalmente constituídas.

EXPOSIÇÃO

Em Seguida, após os debates, com muita interação,  aconteceu a Exposição Técnica dos laboratórios de Ensaio de Módulos e Inversores Fotovoltaicos, Energia Solar Térmica, Energia Solar Fotovoltaica, Anemometria, Testes de Aerogeradores e Automação e Simulação de Aerogeradores.

A programação da tarde,  oferece o  Mini Curso Eólica: “Curva de Potência:  Do Cálculo Aerodinâmico ao Ensaio de Certificação”, a cargo do especialista Daniel Faro ,  finalizando com  a  Exposição Técnica.
 

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial