Artigos

Energia Solar Térmica em debate no CTGAS-ER

DSCN7159Destacando o entrelaçamento harmônico da comunidade científica, com o empresariado, no entendimento que o conhecimento gera riqueza e que não existe desenvolvimento social, sem o crescimento econômico, o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria e presidente do Conselho Superior do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, Flávio Azevedo, abriu na manhã desta quarta-feira, 17, o I SESNEB - I Simpósio de Energia Solar do Nordeste Brasileiro. O evento visa propiciar debates e intercâmbio de informações e experiências, de cunho técnico, científico e político, necessários para preparar o mercado brasileiro para a inserção de novas tecnologias solares. O I SESNEB  está reunindo empreendedores, pesquisadores, professores, estudantes e representantes  de entidades governamentais e privadas, interessados no desenvolvimento da energia solar. O Simpósio será encerrado no final da tarde desta quinta-feira, 18, no CTGAS-ER.

 Retratando deste o início, o aproveitamento das fontes geradoras de energias renováveis, no Nordeste e no Rio Grande do Norte, Flávio Azevedo lembrou as dificuldades encontradas com a implantação dos parques eólicos e a falta de financiamento e de infraestrutura, situação também registrada para o aproveitamento agora da energia solar. Mas, demonstrando confiança, fez ver que a matéria prima, o sol, a custo zero, despertou o governo. Ele traçou uma linha de ação na cadeia da energia solar, deixando com a inciativa privada, a produção e distribuição da energia, ficando com sob a competência do governo as linhas de transmissão. Também lembrou a  implantação do Parque Tecnológico, que vai reunir a comunidade cientifica local e a chegada ao Estado,  de um importante grupo chinês, que certamente vai alavancar o setor da energia solar no Rio Grande do norte.

A diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão, agradeceu aos parceiros, participantes e palestrantes, fazendo em seguida um relato das atividades desenvolvidas pelo Centro, nesses 17 anos de serviços prestados à comunidade e à indústria, na área da pesquisa e do ensino profissionalizante.

Durante a solenidade e abertura do I SESNEB, o diretor Técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, falou  sobre as  linhas de ação desenvolvidas pela entidade, no sentido da estimular a microgeração  de energia solar em pequenos municípios, adiantando a identificação de muitas oportunidades para pequenos negócios, na área de painéis solares. Também participaram da abertura do evento, o cônsul  honorário da Alemanha, em Natal, Axel Geppert, que fez um relato das parcerias e intercâmbios daquele país com entidades brasileiras, inclusive com  o Sistema FIERN. Em seguida, a coordenadora do simpósio, Samira Azevedo, explicou a programação a ser desenvolvida nesses dois dias  e o especialista Bruno Soares, que coordenou a área de energia solar do CTGAS-ER durante cinco anos, detalhou  os projetos desenvolvidos e em andamento.

Iniciando as palestras, o tema “Estado da Arte das Tecnologias CSP foi enfocado pelo Dr. Martin Strähle, da Willkommen bei der EIC Trier GmbH, que foi sequenciado  pela Dra. Elizabeth Marques Duarte Pereira, do Centro Universitário UNA, que discorreu sobre “Panorama Brasileiro em Energia Solar Térmica”.

Programação da tarde

 Investimentos e Projetos em desenvolvimento no
Brasil- Sistema Heliotérmico em desenvolvimento na FZEA/USP
Celso Oliveira - Universidade de São Paulo – USP

- Projetos de Pesquisa em desenvolvimento na UFSC utilizando CSP
Julio Passos -Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
- Projeto de Instalação da Usina Heliotérmica em Petrolina
José Bione .

Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco – CHESF
(15:30 – 16:00) COFFEE BREAK
- Projetos de Pesquisa em desenvolvimento na UFPE utilizando CSP
Chigueru Tiba
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

- Atuação da UFRN em projetos de pesquisa em na área de energia solar térmica
Gabriel Medina
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

- Certificação e uso da tecnologia solar térmica nas aplicações de baixa e média temperatura
Elizabeth Marques  - Centro Universitário UMA

-O papel da engenharia no desenvolvimento do setor heliotérmico no Brasil.
Augusto Fialho
Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN
(18:00 – 18:15) Encerramento

DIA 18 – Quinta-feira

(08:00 – 12:00) MINICURSO 1
Tema: Impacto econômico do uso conjunto do aquecimento solar e da geração
fotovoltaica no setor residencial
Palestrantes: Elizabeth Marques
N° máximo de inscritos: 70
Carga horária: 4 horas
Horário: 8:00 - 12:00 hs.
(08:00 – 12:00) MINICURSO 2
Tema: Radiação solar: medição e avaliação do recurso
Palestrantes: Francisco Miller
N° máximo de inscritos: 70
Carga horária: 4 horas
Horário: 8:00 - 12:00 hs.
(12:00 – 14:00) ALMOÇO
(14:00 – 18:00) MINICURSO 3
Tema: CSP - Geração Heliotérmica - Princípios Básicos e Aplicação em Calor de
Processos Industriais
Palestrantes: Alcides Codeceira Neto
N° máximo de inscritos: 70
Carga horária: 4 horas
Horário: 14:00 - 18:00 hs.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial