Artigos

Mercado ganha novos profissionais na área da energia solar

IMG-20170515-WA0029O mercado de trabalho na área da energia solar já chegou ao Rio Grande do Norte,  está a cada dia se afirmando e  recebeu 21 novos profissionais, habilitados e treinados pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER(Consórcio SENAI/Petrobras), que  concluíram o Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu nessa sexta-feira, 12, no Centro, após as palavras da diretora Executiva, Cândida Amália Aragão e das palestras, “Mercado de Trabalho no Setor Fotovoltaico”, por  Paulo Moraes, diretor do Cerne-Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias, e   “Comportamento e Ética na Indústria Solar”, tendo como  palestrante Jorgdieter Anhalt,  representante da GIZ, instituição alemã parceira do SENAI/CTGAS-ER. O curso, com 160 horas, foi iniciado dia 6 de fevereiro e concluído no dia 9 de maio.


Na sua saudação aos novos profissionais, professores e palestrantes, Cândida Amália ressaltou a importância do evento para o setor da energia fotovoltaica, destacando ser o quarto curso promovido pela SENAI em todo o Brasil. Lembrou o planejamento executado pelo CTGAS-ER,  que ouviu, durante dois anos, as partes interessadas, como as empresas, as entidades interessadas na área e as universidades. Cândida falou ainda sobre os investimentos realizados, visando oferecer todas a infraestrutura necessária para o êxito do curso, que  apresentou o excelente nível de aproveitamento e agregou um grupo bem diversificado, desde pessoas sem muita ligação com a área, outros já  técnicos e alguns com  formação superior de  afinidade. A gestora agradeceu aos concluintes pela confiança depositado na instituição e relacionou outros cursos do interesses dos novos profissionais, inclusive na área de segurança.

Dando continuidade à solenidade, Paulo Moraes, diretor do Cerne  proferiu palestra sobre “Mercado de Trabalho no Setor Fotovoltaico”, destacando  as vantagens da energia solar, planejamento, evolução do mercado, geração distribuída, monitoramento,  dimensionamento e histórico de consumo. A outra palestra da noite ficou a cargo de  Jorgdieter Anhalt, representante da GIZ, que fez uma explanação detalhada de como o profissional deve se comportar, com ética,  para obter êxito no desempenho de suas funções na empresa. A partir dos princípios básicos, ele enveredou sobre o respeito, a tolerância, responsabilidade, cidadania, lealdade, dedicação e disciplina, além de reconhecimento de erros, transparência e confiança.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial