Artigos

CTGAS-ER-SENAI-DR/RN e a Agência Alemã de Cooperação Internacional-GIZ realizam Workshop de Planejamento

DSCN6457O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER(Consórcio SENAI/Petrobras) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional(GIZ) realizaram um Workshop de Planejamento, no âmbito da Parceria SENAI / CTGAS-ER - GIZ, visando a continuidade da ações estratégicas e de apoio ao desenvolvimento de cursos e serviços, em especial na área de educação profissional, para o setor de energias renováveis e eficiência energética, no ano de 2017. A reunião de trabalho foi realizada na última quinta-feira, 9 e foi conduzida pela diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão e pelos representantes da GIZ, Sr. Christoph Büdk, Coordenador de Educação Profissional daquela entidade no Brasil e o consultor Sr. Jörgdieter Anhalt, responsável pelas atividades da cooperação GIZ, no âmbito do CTGAS-ER.


 Na ocasião foi apresentado um histórico das atividades realizadas e os resultados alcançados, no período de 2012 a 2016, reforçando a importância da parceria para atuação do SENAI e CTGAS-ER, na área de Energias Renováveis. Foram também discutidas as necessidades, oportunidades e os desafios para o ano de 2017, no âmbito da parceria SENAI/CTGAS-ER e GIZ, retratadas em um Plano de Ação, no qual foram apresentadas diversas atividades e sinalizadas prioridades,  como: continuidade e conclusão das iniciativas para implantação do laboratório didático de energia eólica, propiciando a ampliação da oferta de cursos na área, em especial o de Operação e Manutenção de Parques Eólicos; ampliação da oferta de cursos e implantação do Laboratório de Segurança no Trabalho, para atendimento ao segmento de energia eólica e solar, incluindo um programa de capacitação de docentes e a busca pela certificação internacional; realização de uma pesquisa de egressos do curso de especialização técnica em energia eólica; implantação do curso de Especialização Técnica em Eficiência Energética; ampliação da oferta dos cursos na área de energia solar.

Para a diretora Executiva do CTGAS-ER, a cooperação técnica entre o SENAI e a GIZ tem sido de fundamental importância para o Centro. Pois, tem propiciado, tanto para o SENAI/RN-CTGAS-ER, como para outros Departamentos Regionais do SENAI, em diversos Estados,  a capacitação de docentes, a implantação de cursos, a elaboração de materiais didáticos, o intercâmbio de conhecimento e a transferência de tecnologias. Segundo Cândida Aragão, sem o apoio do Departamento Nacional do SENAI e da GIZ, o CTGAS-ER não teria avançado tanto na oferta de cursos para a área de energias renováveis. Para se ter uma ideia, no período de 2011 a 2012 foram realizadas 2.258 matrículas em cursos na área de energias renováveis, especialmente, na área de energia eólica, das quais, 511 matrículas (26%) em cursos de nível técnico. Podendo-se considerar a especialização técnica em energia eólica, que foi fruto do Comitê Técnico Setorial Nacional de energia eólica, é a única do Brasil, no formato desenvolvido pelo  CTGAS-ER, como um case de sucesso, com a realização de 440 matrículas em quatro anos. Esse curso tem gerado oportunidade para diversas pessoas se qualificarem e se inserirem no mercado de energia eólica, atendendo a necessidade do setor de mão de obra qualificada.

A cooperação técnica do SENAI Nacional com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) vem ocorrendo desde 2010, com o objetivo inicial de ampliar a formação de mão de obra para o setor de energia eólica e, posteriormente, agregando as áreas de energia solar e eficiência energética. No âmbito dessa cooperação foi possível a realização de várias atividades:
•  Contribuição da GIZ com especialistas nos Comitês Técnicos Setoriais Nacionais do SENAI;
•      Capacitação de docentes;
•     Missões técnicas de profissionais do SENAI à instituições de pesquisa, de educação profissional e empresas da Alemanha (eólica, solar, biogás, eficiência energética);
•     Doação, por parte da GIZ, de bancada didática de energia eólica para o CTGAS-ER;
•     Contribuições de especialistas da Alemanha ou disponibilizados pela GIZ na elaboração de materiais didáticos  e prestando consultoria para desenvolvimento de cursos nas área de energias renováveis e eficiência energética.

O evento atingiu os objetivos e contou, também, com a participação da coordenadora da Unidade de Educação do CTGAS-ER, Elenita Santos, as técnicas da Unidade de Educação e Tecnologias do Departamento Regional do SENAI/RN, Triana Fernandes de Albuquerque Barbosa e Rosana Bezerra Ferreira de Souza, as supervisoras pedagógicas do CTGAS-ER Irani Ferreira de Medeiros e Claudia Regina Silva de Azevedo. Bem como, com a contribuição dos docentes e especialistas em energias renováveis do CTGAS-ER: Alcidemir Cabral Sousa, Tiago Castro Moraes de Freitas, Hudson  da Silva Resende e Oliver Ribeiro Pinto Brindjam.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial