Artigos

Curso de Especialização Técnica em Energia Eólica tem aulas iniciadas para alunos da nona turma

na hora hojeVisando preparar mão de obra especializada para o emergente mercado industrial  da Energia Eólica no Rio Grande do Norte, na região Nordeste e no Brasil, o  Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER(Consórcio SENAI/Petrobras) iniciou, com um encontro presencial, as aulas da 9ª turma do Curso Especialização de Nível Médio em Energia Eólica, na noite desta sexta-feira, 16, no auditório principal do CTGAS-ER. Marcando o evento, foi realizada uma palestra sobre “O atual Cenário da Energia Eólica e o Mercado de Trabalho”. O curso tem uma carga de 380 horas e será ministrado na modalidade semipresencial, com encerramento previsto para novembro de 2017.


A coordenadora da Unidade de Educação do CTGAS-ER, Elenita dos Santos, representou a diretora Executiva, Cândida Amália Aragão e após uma exposição das atividades executadas  pela Centro,   ressaltou   a   importância da Energia Eólica para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte  e,  em seguida, deu  boas vindas aos 60 novos  alunos, parabenizando a todos  pela escolha do promissor campo de trabalho,  agradecendo pela confiança depositada no CTGAS-ER, nessa nova fase da vida profissional de cada um dos alunos.

 “O atual Cenário da Energia Eólica e o Mercado de Trabalho” foi o tema da palestra ministrada  por Hugo Alexandre, diretor de  Meio Ambiente e  Sustentabilidade do CERNE – Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia  e  ex-aluno do curso de Especialização em Energia Eólica Lato Sensu. O CERNE é uma instituição voltada para a concepção, discussão e implementação de estratégias públicas e privadas relativas ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais e energéticos do Nordeste Setentrional do Brasil.

A palestra se constituiu em uma  ampla explanação sobre os novos horizontes abertos nessa área, indicando  os caminhos a seguir para obter sucesso no mercado de trabalho. Iniciando pela a evolução da energia eólica no mundo, crescimento, oscilação e perspectivas, ele  detalhou as atividades desenvolvidas no Brasil, destacando o Rio Grande do Norte,    o maior produtor de energia eólica  do pais, com 111 parques em operação, 26 em construção e 43 contratados, seguido  pela Bahia, Rio Grande do Sul e Ceará. Os municípios de Parazinho e João Câmara estão se destacando como fontes produtoras desse tipo de energia limpa.

O curso visa Formar profissionais com conhecimentos em métodos de medição anemométrica, tecnologias aplicadas a aerogeradores, sistemas elétricos aplicados a parques eólicos e a conexão de plantas eólicas à rede elétrica, monitoradas por sistemas de automação; Ampliar a oferta de educação profissional, com currículos estruturados para formação de competências técnicas, sociais e de gestão, atendendo as exigências do setor produtivo, as especificidades da sociedade e especialmente as especificidades de estudo dos alunos em seu processo de aprendizagem, utilizando a Metodologia de Educação a Distância. Visa ainda possibilitar ao aluno  conhecimentos científicos e tecnológicos, que lhe permitam exercer a profissão e sua cidadania,  de forma responsável, reflexiva, proativa e dinâmica.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial