Artigos

Pesquisa do CTGAS-ER contribui para a defesa do meio ambiente utilizando lodo na fabricação de tijolos

Foto - Unidade de Processamento de MassA tecnologia e a pesquisa unidas na defesa do meio ambiente, aproveitando lodo na fabricação de  tijolos, é o resultado obtido pela Unidade de Processamento de Massa-UPM,  que entrou em atividade na Cerâmica Parciama,  em  Alto do Rodrigues,  na Região do Vale do Açu. O trabalho faz parte do Projeto P080, desenvolvido através do um convênio firmado entre o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis—CTGAS-ER e a Petrobras. O responsável técnico, José Nildo Galdino, do Laboratório de Materiais, explicou que o trabalho visa a reciclagem e o aproveitamento, na fabricação de tijolos, do lodo descartado pela Unidade Termelétrica  Jesus Soares Pereira/UTE JSP, da Petrobras, em operação no município.  Antes, o material orgânico era destinado ao aterro sanitário de Ceará Mirim. A Unidade de Processamento de Massas na Cerâmica Parciama  é fruto da  parceira no Projeto P080 -  “Estudo da Incorporação de Resíduos da Estação de Tratamento de Água da UTE – Jesus Soares Pereira em Massas, para Confecção de Produtos Cerâmicos”.


 Na ocasião da entrada em operação da unidade, dia 3 desse mês, o pesquisador do CTGAS-ER, José Nildo, apresentou os principais resultados alcançados pelo projeto, que tem como objetivo viabilizar o aproveitamento do lodo das estações de tratamento de água e esgotos (ETA/ETE), gerados pela UTE/JSP e transformar o resíduo  em massas para confecção de tijolos.

“Na primeira etapa da pesquisa, testes em escala laboratoriais, verificou-se que a adição de lodo à massa cerâmica,  em até 5% de massa seca não afetaria as propriedades do produto cerâmico. Após os testes em escala indústria foi verificado que, com a adição do lodo à massa,  os produtos cerâmicos apresentaram propriedades de Resistência Mecânica a Compressão (MPa) similares aos produtos normais, sem a aplicação do lodo, e propriedade de Absorção de Água  em níveis percentuais mais favoráveis, conforma as normas da  Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT NBR 15.270/2005”, explicou José Nildo.

Durante os testes em escala industrial, a equipe técnica do CTGAS-ER monitorou todo o processo da incorporação do lodo à massa cerâmica e constatou que a umidade média do lodo é de 83,6% e que no mês de Março de 2016, a indústria cerâmica parceira processou 109 toneladas de lodo e economizou aproximadamente 90 mil  litros com água e 16 toneladas com matérias-primas.

Estiveram presente á inauguração,  o gerente de SMS da UTE/JSP, Fabiano Costa da Silva,  gerente do contrato do Projeto P080 pela Petrobras,  Anibal Moreira de Pina, o diretor João Fernandes Junior, da Cerâmica Parciama,   o gerente administrativo, Luiz Fernandes e  os técnicos do CTGAS-ER,  Angelica Gilksana Souza de Lima, Kerson Carlos Lima dos Santos e o coordenador José Nildo Galdino.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial