Artigos

Motores do Desenvolvimento debate implantação de Parques Tecnológicos

motoresdd11Gerar inovação para aumentar a competitividade do Rio Grande do Norte a partir da implantação de Parques Tecnológicos no estado. Esta foi a principal discussão da 27ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento do RN, realizada nesta segunda-feira (27), no auditório Albano Franco, da Casa da Indústria. Com o tema “UFRN e os Parques Tecnológicos, Inovação para o Desenvolvimento”, o seminário reuniu pesquisadores, professores, empresários e gestores públicos.
Representando o presidente Amaro Sales, o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, destaca a importância de investir em tecnologia e inovação para a retomada do crescimento econômico. “Discutir inovação no Rio Grande do Norte a partir da perspectiva de projetos para implantação de dois Parques Tecnológicos para o Estado, em um momento que o país e a economia passam por dificuldades, é de extrema importância para que possamos avançar no desenvolvimento social e econômico”, disse Pedro Terceiro de Melo.

O vice-presidente também frisa a integração da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte junto a instituições de ensino e pesquisa no intuito de prover inovação para o setor produtivo. “A FIERN participa desses projetos por saber do valor que a inovação traz e agrega ao setor produtivo do Estado. E o Motores é um momento oportuno para este debate e troca de experiências,” afirma Pedro Terceiro de Melo.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, destaca que os parques tecnológicos têm papel fundamental no desenvolvimento. O ministro, no entanto, admitiu que o Nordeste não recebeu a devida atenção nessa área, mas que o cenário será modificado. “Reconhecemos que 80% dos parques tecnológicos não estão no Nordeste e é nosso compromisso tentar modificar essa situação", garante. Kassab fez a primeira palestra da programação, com o tema “Desafios e oportunidades para o desenvolvimento tecnológico do Rio Grande do Norte e do Nordeste”

.Programação

A abertura do evento foi feita pela reitora da UFRN, Ângela Paiva, o prefeito Carlos Eduardo e o governador Robinson Faria. A programação contou ainda com as palestras do presidente da BH-TEC, Ronaldo Tadeu Pena, sobre “Parques Tecnológicos como Indutores de Desenvolvimento Econômico” e do consultor em cenários e estratégias para empresas e governos, Cláudio Marinho sobre o “Porto Digital, Recife: um parque tecnológico urbano que revitaliza o centro histórico e cria empregos qualificados”.

O segundo bloco, foi aberto pela palestra sobre a “Experiência do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp”, ministrada pelo diretor executivo do Inova Unicamp, Milton Mori, seguido pelo debate sobre o “Parque Tecnológico Metrópole Digital: Avanços e desafios”, tema abordado pelo diretor do Instituto Metrópole Digital da UFRN, José Ivonildo Rêgo, e coube ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, abordar os “Parques Tecnológicos do RN”. Ao final, foi realizado um debate com os palestrantes.
Fonte: FIERN

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial