Artigos

CTGAS-ER estuda desenvolvimento de projeto com instituto alemão visando Implantação de ETA movida a energia solar e biogás

sofi2Comprovando o nível do relacionamento mantido pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, com instituições e empresas da Alemanha, visando cooperação para a implantação e desenvolvimento de projetos tecnológicos, esteve em visita ao Centro, o Prof. Dr. Uwe Menzel, Vice-Presidente da Plataforma Tecnologia Ambiental, da Federação das Indústrias do Estado BADEN-Württemberg e diretor Acadêmico do Instituto de Engenharia Sanitária, Gerenciamento da Qualidade de Água e de Resíduos, da Universidade de Stuttgart. Ele foi recebido nessa quarta-feira, ao final da tarde, pela diretora Executiva Cândida Amália Aragão e diretor de Tecnologias, Paulo Isabel Fernando  e ficou impressionado com o  nível das pesquisas desenvolvidas  no CTGAS e com a quantidade de áreas de atuação.

Durante  reunião de trabalho, foi tratada uma  cooperação, visando o projeto de uma estação de tratamento de água movida a energia solar e  biogás. A ideia é de participar com este trabalho, na 1ª Chamada para Apresentação de Projetos de Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento entre empresas brasileiras e alemãs. A iniciativa busca  propostas que resultem no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços direcionados ao mercado doméstico ou global. O projeto deverá demonstrar equilíbrio na participação dos parceiros industriais dos dois países, com complementaridade entre as empresas e contribuições de ambos os lados para a pesquisa. Participou também da reunião  José Odécio Rodrigues Júnior, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIH-RN para analisar o participação das unidades hoteleiras  no projeto.

 A iniciativa prevê o financiamento de projetos conjuntos utilizando recursos do Programa Central de Inovação para Pequenas e Médias Empresas (ZIM Program), pelo lado alemão e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e outras agências governamentais de fomento, por parte do Brasil.

A chamada é um resultado da Declaração Conjunta de Intenções, assinada em agosto de 2015, pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, e o vice-ministro alemão de Economia e Energia, Matthias Machnig, durante visita da  Chanceler Angela Merkel à Brasília, por ocasião das Consultas de Alto Nível Brasil-Alemanha.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial