Artigos

Engenheiro alemão destaca potencial para aproveitamento das energias renováveis no Brasil e ressalta nível dos pesquisadores do CTGAS-ER

alemoApontando como excelentes as condições do Brasil e do Rio Grande do Norte para a utilização, em larga escala, das energias renováveis, especialmente biogás, fotovoltaica e solar, o engenheiro alemão Christoph Spurk, da empresa ÖKOBIT GmbH, encerrou nesta sexta-feira, 17, .a primeira fase do  Curso Tutorial sobre Biogás, ministrado  através de  cooperação técnica  celebrada entre o Serviço Nacional da Indústria-SENAI/RN, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER e  a  EIC TRIER IHK/HWK EUROPA UND INNOVATIONSCENTRE GMBH, instituição alemã com nível de  excelência na área. A segunda etapa do curso será em outubro, totalizando 80 horas de treinamento, no CTGAS-ER.


O engenheiro germânico destacou o potencial de resíduos sólidos urbanos e a produção de frutas e demais  matérias prima e insumos de origem  agrícola, bem como o cultivo de camarões em viveiros, como fator primordial para a  geração e utilização  de energia através do biogás, aqui no Rio Grande do Norte. Ele disse também que as condições climáticas do Brasil, com a intensidade da luz solar durante quase todo o ano e a ação do vento no litoral, deixam o Brasil com um potencial bem maior do que a Alemanha, com relação a produção das energias fotovoltaica e solar. Christoph Spurk lembrou, no entanto, que as energias renováveis ainda são muito pouco utilizadas no nosso país, apesar de sua potencialidade, mas, com certeza, no futuro o Brasil terá lugar de destaque nessa área.
O instrutor revelou satisfação com o trabalho desenvolvido e elogiou o nível dos alunos que, pelas indagações, demonstravam  conhecimentos tecnológicos  e científicos sobre os temas abordados. O  treinamento foi iniciado  segunda-feira, 13 e foi desenvolvido em 6 módulos, com 40 horas aula.
Objetivo do curso é o desenvolvimento de ações de educação profissional com transferência de tecnologias nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, através da capacitação de pessoal, prestação de serviços de assessoria e consultoria de acordo com a demanda do mercado, e a criação de mecanismos de diálogo com as empresas relevantes do setor na área de formação profissional. Vinte alunos participam da atividade, entre  pesquisadores do CTGAS-ER/SENAI,  especialistas da UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Potiguar/UNP e da AgroSciences

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial