Artigos

CTGAS-ER participa do projeto da primeira planta piloto de energia fotovoltaica implantado pela UFRN

UFRN fotovoltaicaA primeira planta piloto de energia fotovoltaica desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi inaugurada na tarde dessa segunda-feira, 6, no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI) do Campus Central. A solenidade marcou a entrada em operação do sistema voltado ao desenvolvimento de conhecimentos acerca da geração fotovoltaica – transformação de radiação solar em energia elétrica por meio das células fotovoltaicas. A planta de 10 kWp (kilowatt-pico) é fruto do projeto “Estudo da Geração Fotovoltaica Centralizada e seu Impacto no Sistema Elétrico”, realizado por meio de parceria entre a UFRN, Petrobras e o CTGAS-ER- Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis. A UFRN ficou com a coordenação geral e a implantação da planta piloto para desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa. O CTGAS-ER, participou do projeto disponibilizando as pesquisas que  desenvolve na área e na solenidade esteve representado  pelo diretor de Tecnologias, Paulo  Fernando Isabel  Reis.


“Posso garantir que, a partir de hoje, outros alunos poderão ter a mesma oportunidade de aprendizado que eu experimentei ao longo dos três anos de execução do projeto”, comemora o recém-doutor Thiago de Oliveira Alves Rocha, formado pela UFRN no projeto do desenvolvimento da planta piloto. O ex-aluno explica que o diferencial do trabalho está na sua concepção, planejamento e execução. Segundo ele, exceto os módulos fotovoltaicos, todos os componentes, sistemas e softwares foram integralmente criados pela equipe de técnicos, mestrandos e doutorandos do Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis (Leper). Essa estrutura concebida em forma de laboratório, portanto, permite a complementação da formação de engenheiros eletricistas e serve de objeto para dissertações de mestrado e teses de doutorado. O grupo de pesquisa do Leper espera atender, por semestre, cerca de 30 alunos de graduação e 10 discentes de pós-graduação.

Parcerias

 A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, ressalta a importância de cooperações como essa para o aperfeiçoamento das matrizes de energias renováveis. Atualmente, apenas 0,02% da potência energética elétrica brasileira é proveniente da geração fotovoltaica, enquanto mais de 60% são advindos das usinas hidrelétricas. “Estamos abertos a parcerias com outros órgãos e instituições de ensino superior, para que o Rio Grande do Norte tenha desenvolvimento mais firme e avançado nos próximos anos, para este e outros projetos que contribuem, não apenas, para o desenvolvimento tecnológico, mas também com a qualidade de vida por meio da sustentabilidade ambiental”, afirma a reitora.

O potencial de produção potiguar foi destacado por Carla Wilza Souza de Paula Maitelli, vice-diretora do Centro de Tecnologia da UFRN. Segundo a professora, o estado é celeiro para energias renováveis, cuja implantação exige planejamento, investimento e pesquisas.
Ainda participaram da inauguração da planta fotovoltaica o coordenador do LEPER, professor Ricardo Lúcio de Araújo Ribeiro e o gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do CENPES/Petrobras, Oscar Rene Chamberlain Pravia, além de representantes de outros órgãos, docentes, alunos e servidores da UFRN.


FONTE: UFRN

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial