Artigos

Presidente da FIERN abre o Inova e destaca o caminho para a competitividade

auditorioEstimular a inovação para garantir melhoria de competitividade. Esse foi o caminho defendido pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, ao abrir o 1º Inova Indústria, evento promovido pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI-RN), nesta terça-feira, 31, no auditório Albano Franco, da Casa da Indústria. Amaro Sales defendeu essa perspectiva para o setor industrial, como alternativa para avançar no desempenho da produtividade.Ele disse que o noticiário econômico destacou que 450 mil novas empresas foram criadas, neste ano, apesar da crise. “Isso mostra que temos empreendedores natos e precisamos apoiá-los. A Federação das Indústrias deve incentivar essas iniciativas”, afirmou o presidente da FIERN, ao acrescentar que o movimento precisa ser no sentido de apoiar a inovação. O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER  esteve representado no evento por colaboradores e especialistas   das áreas de Mercado, Gestão de Projetos e Educação.

“Inovar significa melhorar as empresas, os profissionais, as pessoas, esse desejo”, afirmou, durante a abertura do Inova, que contou com a palestra de Fernando Kimura. O evento também teve a participação dos vice-presidentes da FIERN, Sílvio Bezerra, Maria Conceição Tavares e Sérgio Azevedo; do diretor secretário da Federação, Heyder Dantas, dos diretores Djalma Barbosa Júnior, Vilmar Segundo, Alberto Serejo, do delegado representante do SICRAMIRN, Djalma Barbosa, do superintendente da Inframérica, Iberson Gomes, da diretora regional do SENAI-RN, Roseane Azevedo, do superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, da superintendente regional do IEL-RN, Angélica Teixeira, e do representante do Sindicato da Indústria de Doces, Ednaldo Barreto, além de gestores do SEBRAE.

Durante a palestra , Fernando Kimura destacou a importância da inovação para as empresas. Ele lembrou que, muitas vezes, não é só a introdução de uma nova tecnologia que melhora um produto. Um processo inovador pode agregar valor e significar ampliação da lucratividade.
“Não podemos só olhar para nosso umbigo, precisamos observar o mundo ao redor”, comentou. Ele disse que uma das razões para a inovação é a necessidade para que são estabelecidas em determinadas circunstâncias. “Outro motivo é a competitividade”, acrescentou.

Segundo Fernando Kimura há referência “micro dinâmicas” que pode fazer diferença. E citou o exemplo de uma pizzaria que, ao aceitar pedidos pelo WhatsApp teria uma vantagem competitiva em relação a outra que não se relaciona com os clientes por esse aplicativo, mesmo com um produto melhor. “A inovação requer um valor, que é a ousadia”, destacou.
Depois da palestra, houve uma mesa redonda, coordenada por Fernando Kimura, com dois empresários do estado, que apresentaram as soluções de inovações adotadas no mercado local. Participaram deste bate-papo Francisco Belarmino de Macedo Neto, do Leite Babi, e André Jimmy Cabral, da Greenpalets - Marcenaria.

O 1º Inova Indústria integra as iniciativas do NAGI-RN, que se constitui na primeira etapa de adesão do Rio Grande do Norte à Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e à Rede de Núcleos de Inovação (RNI), lançadas pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, com o objetivo de fazer da inovação um tema permanente da direção das empresas industriais.
FONTE: FIERN

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial