Artigos

Alunos de vários estados do Brasil iniciam curso de Especialização em Energia Eólica no CTGAS-ER

daniel eolicaComprovando a franca expansão da área de Energia Eólica no Brasil, jovens e adultos,   oriundos de diversos estados do Nordeste, Sul e Sudeste, totalizando 50 alunos, participaram na noite desta sexta-feira,13, da aula inaugural da 8ª Turma do Curso de Especialização Técnica  de Nível Médio em Energia Eólica, no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER (Consórcio Senai/Petrobras). Após a solenidade de abertura, pela diretora Executiva do Centro, Cândida Amália Aragão, foi realizada palestra tendo como tema “O Atual Cenário da Energia Eólica e o Mercado de Trabalho”,  ministrada por   Daniel Faro Lemos,  pesquisador  do CTGAS-ER, sequenciada pelo depoimento do engenheiro mecânico da GE, Epson Buriti da Silva, ex-aluno do curso. Presentes ao evento professores do treinamento  e alunos da turma 2015 e de nova  turma que vai iniciar na próxima  semana  a fase a distância do  grade curricular, totalizando 150 futuros especialistas em energia eólica, à disposição do mercado de trabalho, no Estado e no País.


Cândida Amália, na saudação aos novos alunos, fez um relato sobre a atuação do CTGAS-ER, um consórcio que une a experiência educacional profissionalizante do Senai e a tecnologia da Petrobras, em prol do desenvolvimento da indústria. Destacando a importância da área de energias renováveis, ela falou sobre  o esforço desenvolvido para oferecer cursos de  qualidade, concebidos após estudos de demanda e indicados   por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência  e  Tecnologia do RGN-IFRN, Associação Brasileiro de Energia Eólica-ABEEólica e outras entidades da área. Disse da alegria  em ver o mercado satisfeito com os técnicos formados pela instituição e  da qualidade dos profissionais, sempre em contato com os parques  eólicos e se especializando, visando formar um técnico qualificado  e com visão geral ampliada, atuando como um cidadão. “Fazer educação é nossa razão de existir e a satisfação do aluno e do empresariado  se constitui em combustível para impulsionar a força de pesquisa e trabalho do CTGAS-ER”, finalizou a gestora.

O engenheiro Daniel Faro falou sobre a expansão do mercado da energia eólica no mundo, desde os anos 70, no Brasil, onde começou em 1992, até as atividades desenvolvidas no Rio Grande do Norte, hoje um dos maiores produtores de energia eólica do país. O ex-aluno do curso, Epson Buriti, da Silva, engenheiro da GE, confirmou a  importância  e o nível do curso, elogiando a capacidade e dedicação  dos professores, incentivando aos alunos a exigirem e se empenharem em todas as disciplinas, haja vista que cada uma delas   pode ser o diferencial no competitivo mercado de trabalho, onde as empresas buscam os mais competentes, a partir de diversas qualidades.

Participam do curso alunos de Natal e várias cidades do interior do Rio Grande Norte, bem como dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Maranhão e Paraíba. O objetivo é formar profissionais com conhecimentos em métodos de medição anemométrica (que registra a velocidade do vento), tecnologias aplicadas a aerogeradores, sistemas elétricos aplicados a parques eólicos e a conexão de plantas eólicas à rede elétrica, monitoradas por sistemas de automação.

Oferecido na modalidade semipresencial, o curso tem carga horária de 380 horas (em média um ano de duração), sendo 208 horas (55%) pelo método à distância e 172 horas (45%) de forma presencial, com aulas uma vez por mês, às sextas-feiras à noite, sábados e domingos, pela manhã e à tarde.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial