Artigos

Técnico em Automação Industrial, profissão do futuro, para um mercado em expansão

CURSO DO FUTURO 3O profissional com formação técnica em Automação Industrial atua na elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Além disso, realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Este profissional se faz presente em diversos segmentos produtivos, tais como indústrias siderúrgicas, celulose, naval, aeronáutica, metalúrgica, petroquímica e todos os segmentos do setor eletroeletrônico, que cada vez mais têm buscado tecnologias de ponta, equipamentos modernos microprocessados e a automatização de seus processos produtivos. A Automação Industrial pode ser definida como a aplicação de técnicas que utilizam softwares, métodos de comunicação e/ou equipamentos específicos para melhoria dos processos industriais, sendo considerada uma profissão de grande futuro.


Tendo em vista a grande procura para o Curso de Automação Industrial, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, está disponibilizando mais vagas para atender à demanda. No formato semipresencial, serão 1.560 horas/aula, divididas em ensino à distância, 1.248 horas e aulas presenciais, com 312 horas. As matrículas  estão abertas  até o dia 8 de abril e poderão ser realizadas na sede do Centro, na Avenida Capitão-Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova - Natal/RN, ou se o interessado preferir, enviar toda a documentação para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O início do curso está programado para o dia 18 de abril
Atribuições
Desde a elaboração de desenhos técnicos e diagramas lógicos à calibração de máquinas em campo, o técnico em automação industrial é a  pessoa chave em uma ou mais áreas de plantas industriais, de modo a cuidar do planejamento técnico de seu setor, da execução de projetos e das manutenções preventivas e preditivas.
 Veja algumas de suas atribuições:
Atuar em trabalhos de campo: painéis elétricos, partidas de motores. Fazer instalações e manutenção de painéis elétricos e de redes industriais (como a Ethernet); Parametrizar inversores de frequência, soft-starters, transmissores, relés, multimedidores etc. Executar manutenções corretivas elétricas, preditivas e programadas e perar testes de funcionalidade e elaborar relatórios técnicos.
Benefícios
Dentre os vários benefícios gerados pela Automação Industrial, o aumento da produtividade tem uma relevância muito significativa, pois máquinas automatizadas executam sucessivas repetições com maior rapidez e eficiência. Também executam atividades insalubres e periculosas evitando que o trabalhador se exponha a riscos desnecessários.
Apesar de todas as vantagens e aplicações da Automação Industrial, é indispensável à presença de pessoas que possam interagir com as máquinas realizando a programação, manutenção e ajustes a nova forma de controle e/ou comunicação.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial