Artigos

CTGAS-ER e parceiros lançam o Guia do Setor Eólico do RN

guiaA ideia da concepção do Guia do Setor Eólico do Rio Grande do Norte surgiu há mais de três anos e foi viabilizada através de uma parceria entre a FIERN,  CTGAS-ER, BNB,  SEBRAE e a FUNCERN, mediante a celebração de termo de compromisso e convênios de cooperação técnica e financeira. O objetivo é mapear as barreiras e oportunidades relacionadas a inserção de micro e pequenas empresas no fornecimento de bens e serviços, no âmbito da cadeia produtiva do seguimento de energia eólica no Estado do RN, onde a FUNCERN (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte), vinculada ao IFRN, foi responsável pela realização do estudo. Coroando esse trabalho, nessa terça-feira, 11,  em um café da manhã no SEBRAE/RN, foi lançado o Guia do Setor Eólico do Rio Grande do Norte – “Mercado - Prospecção - Construção e Montagem, Operação e Manutenção - Barreiras e Perspectivas”.

É importante ressaltar que o apoio da FIERN foi fundamental para a iniciativa, inclusive, por meio da cooperação técnica e financeira, realizada com Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER, um centro de excelência operado em parceria SENAI – PETROBRAS e que tem por Missão “Prover soluções tecnológicas e educacionais, visando ao desenvolvimento sustentável da indústria de gás natural e de energias eólica e solar.”
Além dos representantes das instituições responsáveis pela elaboração do Guia (SEBRAE, FIERN, CTGAS-ER e FUNCERN), o evento contou com a presença de representantes de outras partes interessadas, como a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do RN, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), de empresas e outras organizações. O diretor da FIERN Alberto Serejo esteve no evento, representando o Presidente da Federação. O CTGAS-ER também participou com a presença de sua diretora executiva, Cândida Aragão, do diretor de tecnologias Pedro Neto Nogueira e equipe técnica do Centro.
Para o representante da ABEEólica, Sandro Yamamoto, as instituições promotoras dessa iniciativa estão de parabéns. Pois o documento apresentado é, realmente, um excelente guia da cadeia produtiva de energia eólica e, segundo ele, é único no mundo, pela forma como foi elaborado concebido e organizado.
O  documento é de autoria dos Professores Dr. Clóvis Bôsco Mendonça Oliveira, do Grupo de Pesquisa Otimização e Supervisão de Sistemas Industriais - OSSEI/UFRN e Prof. Renato Samuel Barbosa de Araújo, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia e Gestão na Indústria e Serviços - TGIS/IFRN. Também contribuíram com o estudo e figuram como coautores, os colaboradores do CTGAS-ER, a MSc. Eng. Érika Christiane Correia de Lima e o Eng. Especialista Darlan Emanoel Silva dos Santos, além do Prof. Neilton Fidelis da Silva, da COPPE-UFRJ.
Conforme consta em sua apresentação, o Guia do Setor Eólico do Rio Grande do Norte reúne um conjunto de conhecimentos, experiências e reflexões acerca do mercado de energia eólica no Estado, o qual foi elaborado com base em referências documentais e entrevistas com empresários, diretores de empresas, engenheiros e técnicos, além de representantes de instituições nacionais e internacionais, que atuam no ramo da geração de energia elétrica.
Ainda segundo seus autores, no Guia, são apontados os principais desafios em todas as etapas dos empreendimentos eólicos, contemplando os aspectos tecnológicos e focaliza as atividades pertinentes à cadeia produtiva do segmento, sobretudo, as articulações entre fornecedores e demandantes de bens e serviços passíveis de oferta por empresas do Estado.
A publicação está organizada com os seguintes capítulos: Mercado, Prospecção, Construção e Montagem, Operação e Manutenção e Barreiras e Perspectivas. E terá uma versão digital disponibilizada no Portal de seus idealizadores.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial