Artigos

Atividades paralelas reforçam a importância do Grand Prix Senai de Inovação

bandieraParalelamente às competições do Grand Prix Senai de Inovação foram desenvolvidos cursos e palestras sobre as temáticas propostas. Nessa quarta-feira, 25,  “Oficina de Canvas – Modelo de Negócios” e “Criando Startups Globais” foram os assuntos expostos para estudantes e empresários, no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER. O GP será encerrado nesta quinta-feira, 26, no final da tarde, quando serão conhecidos os vencedores da competição.

Oficina de Canvas – Modelo de Negócios desenvolvida nessa quarta-feira, 25, pela manhã, teve como facilitador o professor Marcelo Bandiera, da Universidade Potiguar-UnP. Trata-se de uma
 oficina de Modelagem de Negócios por meio do Canvas, que  tem o objetivo de traduzir em apenas uma folha de papel todo o processo de criação e validação de um novo produto ou ideia de negócios, Integrando a oferta de valor com o mercado e com os meios necessários  para  a sua criação e entrega.

À tarde, foi exposto o tema “Criando Startups Globais”, tendo  como palestrante Léo Uchoa, da empresa CULTIVATECH. Ele fez uma analise sobre os anos  de mercado fechado, que criaram no pequeno e médio empreendedor brasileiro um distanciamento das oportunidades globais, além de uma visão distorcida a respeito das possibilidades de empreender ao redor do mundo. Leo Uchôa mostrou de maneira didática,  como a inovação está intimamente ligada à internacionalização e fez uma viagem por diversas oportunidades que os empreendedores podem aproveitar, para ter uma experiência de negócios fora do Brasil.

Na terça-feira, 24, à tarde, foi realizada a palestra “Gamificação: Melhorando a Produtividade com Diversão”, pelo  professor Charles Madeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Gamificação é um novo conceito que se propõe a utilizar elementos dos jogos e técnicas de game design para aplicá-los em problemas do mundo real, com o objetivo de incrementar a participação e gerar engajamento e comprometimento por parte das pessoas nas suas atividades. Cada vez mais usada por empresas de todo o mundo, as técnicas de gamificação têm sido aplicadas em vários segmentos de negócio, incentivando a inovação por empresas de diversos setores. Esta palestra visa introduzir o conceito de gamificação e apresentar diversas formas de como ela está mudando o dia a dia das pessoas e das empresas nos dias atuais.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial