Artigos

INOVA SENAI premia vencedores dos projetos nas categorias Produto, Processo e Voto Popular

INOVA ENCERRAO Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou na tarde desta sexta-feira (30), a solenidade de encerramento do INOVA SENAI RN 2015. O evento, que aconteceu no auditório do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis- CTGAS-ER, contou com premiação dos vencedores dos projetos apresentados durante a exposição que aconteceu por toda a semana nas instalações do  Centro. O CTGAS-ER ganhou o 1º lugar na categoria Produto e o 1º  e o 2º  lugares  na categoria Processo.

O Diretor de Inovação do Sistema FIERN, Djalma Barbosa, que representou o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, na solenidade, citou o poeta Carlos Drummond em suas primeiras palavras aos alunos do SENAI: “Não há nada como um sonho para criar o futuro”, disse Djalma, reforçando a importância da inovação para a indústria. Ele disse ainda que o conhecimento tem que ser colocado em prática, e a prática tem que ser aplicável. “Não há limites para o conhecimento, e também não há limites para a inovação”, enfatizou.

Na premiação Roseanne Albuquerque falou que a competitividade da indústria depende da inovação. “No cenário em que estamos vivendo no país, ou em qualquer outro cenário, por mais positivo que seja, a inovação é necessária, porque a inovação agrega valor à indústria”, disse a diretora que agradeceu a todos os competidores e alunos por escolherem o SENAI para fazer parte da construção de seu futuro. “Olho daqui e só vejo vencedores. Inovar é ser diferente, e ser diferente requer ousadia, por isso todos vocês são pessoas de sucesso”, concluiu.

Foram premiadas as categorias Produto, Processo e Voto Popular, com os certificados e troféus  entregues por Djalma Barbosa, pela Diretora Regional do SENAI, Roseanne Albuquerque, a Assessora de Inovação e Tecnologia do SENAI/RN, Susie Alves Silva de Macedo, pela coordenadora de Educação do CTGAS-ER, Elenita dos Santos e diretores das escolas do SENAI.
 
VENCEDORES

O vencedor do Voto Popular, com 2.047 votos, foi o PROJETO: Dispositivo Guia para Deficientes Visuais – CET IB.O dispositivo guia para deficientes visuais tem como valor de negócio a acessibilidade, personalização, inclusão e o baixo custo.

Na categoria Processo foram vencedores: 1º lugar – PROJETO: Geração de Energia por Meio da Soldagem – CTGas-ER. O projeto tem como propósito atender ao desafio de tornar as empresas que utilizam os processos de soldagem a arco elétrico mais competitivas, tendo em vista que a mesma irá utilizar um recurso anteriormente desperdiçado. 2º lugar –PROJETO: Recuperação da Água existente nos produtos Cerâmicos, captada nos gases de queima, para reuso no processo Industrial – CTGas-ER. A implantação do projeto diminuirá consideravelmente o consumo de água pela indústria cerâmica, impactando em duas vertentes: a ambiental, pois com o reuso da água, diminui sua extração da natureza e a econômica, com a consequente minimização dos custos com a aquisição de água. 3º lugar - Sistema de Irrigação Automatizado Alimentado de Energia Solar -CET IB.O sistema de irrigação automatizada através de uma placa eletrônica com sensores capazes de detectar aridez ou umidade do solo tem como valor de negócio a escassez hídrica, a automação de processos e o baixo custo.

Na categoria Produto foram vencedores: 1º lugar –  PROJETO: Cadeira de Rodas Mecanizada – CTGas-ER- Produto projetado para proporcionar maior mobilidade e autonomia aos seus usuários. 2º lugar – PROJETO: Cupcake Funcional com Resíduos de Caju – CET CM. O cupcake com propriedades funcionais no organismo e sem glúten elaborado com resíduos do processamento do caju tem como valor de negócio a sustentabilidade ambiental, personalização do produto, alta aceitabilidade para o público alvo e demais públicos, além de baixo custo de produção e 3º lugar –  PROJETO: Carregador Portátil para Celulares por Força Magnética – CET IB. O carregador portátil para celulares por força magnética é um produto que visa atender uma das principais necessidades dos usuários de smartphones e outros eletrônicos para manter ou carregar seus aparelhos eletrônicos ligados, mesmo distantes da rede elétrica ou para evitar que fiquem presos a uma tomada, devido a sua característica compacta e prática, oferecendo uma maior mobilidade aos seus usuários.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial