Artigos

CTGAS-ER inicia estudos visando propostas para projetos de Pesquisas do Programa de Cooperação Brasil x Alemanha

amoraPesquisadores do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER iniciaram entendimentos e estudos visando a apresentação de Propostas Conjuntas para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), entre empresas brasileiras e alemãs, voltados para o desenvolvimento de produtos, serviços, processos ou métodos inovadores em todas as áreas de tecnologia e em setores que possuem um forte potencial de mercado. O programa é coordenado conjuntamente pela Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil-MDIC e pelo Ministério de Economia e Energia da República Federal da Alemanha-BMWi. O documento deverá ser encaminhado até o dia 30 de outubro de 2016, informa Amora Vieira Cavalcante Chaves, do Escritório de Projetos do CTGAS-ER.

Considerando a Declaração Conjunta de Intenções sobre cooperação bilateral em pesquisa, desenvolvimento e inovação, assinada pelos governos do Brasil e da Alemanha em 20 de agosto de 2015, ambos os países apresentam seus programas, no qual cada governo proporcionará apoio as suas respectivas empresas envolvidas em projetos conjuntos de P&D, uma vez aprovados por ambos os lados.

O BMWi proporcionará acesso às empresas alemãs a financiamento público para projetos conjuntos por meio de seu programa ZIM (Programa Central de Inovação para Pequenas e Médias Empresas). A Secretaria de Inovação do MDIC irá apoiar as empresas brasileiras no processo de financiamento, para o qual serão usados recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (daqui em diante, BNDES) e de outras instituições de fomento.  As micro e pequenas empresas brasileiras poderão contar também com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) para a contratação de serviços tecnológicos suportados pelo Programa Sebraetec.

A primeira  reunião  foi coordenada pelo diretor de Tecnologias do CTGAS-ER, Pedro Neto Nogueira Diógenes e contou com a participação dos especialistas e coordenadores  Paulo Fernando Isabel   Reis, Daniel Faro, Elenita dos Santos, Amora Cavalcante e Hudson Resende. Presentes também Luiz Henrique M. Guedes, gerente  do Centro Internacional de Negócios – CIN, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN e Sofie Liana Elisabeth Wilms, do  CIN.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial