Artigos

CTGAS-ER já consome energia de sistema fotovoltaico concentrado projetado pela PETROBRAS

FOTOVOLTAICA PATIOO Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), centro de formação e pesquisa da Petrobras, em parceria com o SENAI-RN, já está consumindo energia gerada a partir de um Sistema Fotovoltaico Concentrado (SFC). Esse sistema utiliza módulos mais eficientes do que os convencionais, o que permite gerar a mesma quantidade de energia utilizando menos material fotovoltaico. O Sistema Fotovoltaico Concentrado (SFC), instalado no estacionamento do CTGAS-ER, é fruto de pesquisa pioneira realizada pelo Cenpes


A geração de energia é feita por meio de três rastreadores, com capacidade para gerar 30 kW, instalados no pátio do CTGAS-ER. A instalação faz parte de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) elaborado para atender exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para empresas geradoras de energia elétrica. A pesquisa, pioneira no Brasil, permite avaliar a viabilidade técnica dessa modalidade de geração de energia em relação à geração fotovoltaica tradicional.  Este projeto foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da PETROBRAS que, no momento, conclui a preparação dos documentos necessários para apresentar seus resultados à Aneel.

Embora a tecnologia do SFC seja conhecida, as informações sobre seu desempenho ainda são escassas. O conhecimento técnico adquirido nessa pesquisa pode contribuir para a identificação de oportunidades de investimento no segmento de energias renováveis, o que é sempre bem-vindo, especialmente considerando a importância estratégica da diversificação das fontes de energia atualmente.

Usina de Alto do Rodrigues também integra projeto de P&D

A usina fotovoltaica da Petrobras localizada em Alto do Rodrigues (RN) também faz parte do programa de P&D da Aneel e gera energia pelo método fotovoltaico convencional para o Sistema Interligado Nacional (SIN) desde agosto de 2014. Sua capacidade de geração é de 1.100 kW, energia suficiente para o consumo de 3.800 pessoas.

Essa energia é comercializada no próprio Sistema Petrobras e utilizada nos prédios administrativos da companhia. Com sua operação, a companhia vem avaliando o impacto de uma central fotovoltaica na rede elétrica e levantando o custo real da energia gerada.Embora ainda incipiente no país – representando 0,01% da matriz energética brasileira, de acordo com a Aneel –, a energia solar vem crescendo sistematicamente e tende a ocupar uma posição cada vez mais relevante em função de seus benefícios ambientais. Com a geração de energia na Usina Fotovoltaica de Alto do Rodrigues, por exemplo, 380 toneladas de gás carbônico deixam de ser lançadas na atmosfera anualmente.

O projeto dessa usina foi desenvolvido pela Petrobras em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Electric Power Research Institute (EPRI), instituição norte-americana


Fonte:  PETROBRAS

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial