Artigos

Aluno do SENAI-RN ganha ouro na Worldskills e se torna o melhor do mundo em soldagem

bolongnaO aluno do SENAI-RN/Centro Ítalo Bologna, de Mossoró, Jackielyson André Ferreira Alves, 20 anos, ganhou medalha de ouro em Soldagem na competição mundial de educação profissional – a Worldskills Competition, se tornando o melhor profissional do mundo na modalidade. A competição foi encerrada neste domingo (16), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.


O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) mossoroense é referência em soldagem e já arrebatou quatro medalhas de ouro, na Olimpíada do Conhecimento – a etapa nacional da competição da educação técnica, e duas medalhas na competição internacional – uma de bronze, em 2011, com o competidor Lucas Landrine; e uma de prata, em 2013, com Rafael Wenderson Morais Pereira, que hoje é um dos treinadores de Jackielyson. Em 2007, o Senai Mossoró também ganhou uma medalha de excelência com o competidor Max Wendel.

Para conquistar a vaga e representar o Brasil na WorldSkills, Jackielyson passou por uma seletiva até ser escolhido para integrar o grupo de alunos Top One de várias unidades do SENAI pelo país - o melhor de cada categoria. Nos treinos, participou da Olimpíada do Conhecimento, em 2014, e também foi para os Estados Unidos para um simulado de soldagem com competidores de outros países. Uma de suas metas e um sonho é ser instrutor do SENAI."Sinto-me um privilegiado e quero retribuir, repassando a outros todo o aprendizado que tive", afirma Jackielyson, que esteve tranquilo e confiante durante toda a competição. Casado e pai de um menino de três anos, ele conta que o mais difícil foi vencer a saudade de casa, da família. "Desde março de 2014, não estou muito presente, em Mossoró, com a minha família, mas desde que fui pré-selecionado para o mundial eles me dão todo apoio".

Natural de Mossoró, Jackielyson nasceu em 1994. Entre 2011 e 2012 fez o curso de Soldagem Multiprocessada e está cursando o de Técnico em Metalurgia no SENAICET Ítalo Bologna. Ele treinou duro por dois anos e seis meses para garantir a medalha e, no palco, comemorou muito. A emoção também tomou conta da delegação do SENAI-RN que acompanhou o atleta.

O desafio era completar quatro módulos, que incluem a montagem e soldagem de estruturas de aço carbônico, alumínio e inox. São 4 horas para os primeiros e segundos módulos, que são chamados Corpos de Prova (o competidor solda peças separadas) e uma hora para completar o chamado Vaso de Pressão (estruturas de aço).

A avaliação teve quatro fases: o ensaio visual das peças; os testes hidrostático e radiográfico; e o ensaio destrutivo (para avaliar resistência e falhas internas). Cada peça produzida e cada etapa de avaliação teve uma pontuação pré-estabelecida. No geral, o competidor poderia atingir até 100 pontos.

Fonte : FIERN

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial