Educação Profissional

educacao-profissional-2Realização de aulas práticas dos cursos de aprendizagem, qualificação, técnico e de pós-graduação, complementar às atividades de qualificação...

Serviços Laboratoriais

servicos-laboratoriais-2

A rede CTGAS-ER de Laboratórios de Metrologia oferece serviços de análise e ensaios, em conformidade com regulamentos técnicos, normas e sistemas...[+]

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

pesquisa-inovacao-2A assessoria técnica e tecnológica no CTGAS-ER concentra as ações voltadas à implementação de soluções de problemas em empresas e instituições, visando a melhoria...

Consultoria e Serviços Especializados

consultoria-e-servicos-2

Esta unidade do Centro(UNATT) realiza serviços de assessoramento nas áreas de projetos e estudos, além de consultoria à indústria de energia e tecnologias...[+]

CTGAS-ER apresenta Plano de Monitoramento para Companhia Energética Potiguar

20180405 152121Especialistas do CTGAS-ER-Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis,  reuniram-se com diretores da Companhia Energética Potiguar-CEP, com o objetivo de apresentar um Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas, solicitado pela empresa, que utiliza óleo diesel na produção de energia. O projeto visa detectar os índices de emissão de poluentes, para adequação e  atendimento  a legislação pertinente e às exigência do Idema-Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.  Participaram da reunião, realizada na tarde dessa quinta-feira, 5, a diretora Executiva do Centro, Cândida Amália Aragão, os diretores da CEP, Ivan César  Fernandes e Juliano Sousa Matos, sendo  o projeto apresentado por Glauber Turolla Fernandes  e Lindomar Brito.


 Em 2017,  para obter a renovação da Licença de Operação das unidades Termelétricas Potiguar e Potiguar III, pertencentes a  CEP e localizadas na BR 304 em Macaíba, diretores da empresa procuraram o CTGAS-ER para uma consultoria  no processo de renovação da licença junto ao IDEMA.

Após discussões técnicas entre as partes envolvidas, o CTGAS-ER, através do Laboratório de Química Ambiental – LQA, foi contratado para realizar ensaios preliminares e elaborar um Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas (PMEA), que foi apresentado ao IDEMA, a fim de atender as condicionantes da renovação da licença de operação das Termelétricas da CEP.

Na reunião dessa quinta-feira, no CTGAS-ER, foi apresentada uma proposta de serviço para a execução do plano,  que contempla os monitoramentos das emissões atmosféricas das  chaminés, da qualidade do ar no entorno e na área de influência, e um estudo de dispersão de poluentes atmosféricos gerados por estas unidades termelétricas.

Companhia Energética Potiguar

A Companhia Energética Potiguar é composta por duas usinas termelétricas, a UTE Potiguar e UTE Potiguar III, situadas num mesmo terreno, localizado na BR 304, Km 301,4, Distrito Industrial da Cidade de Macaíba.
A energia elétrica produzida atende em quantidade e qualidade de acordo com o requisitado pelo Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimentos do Operador Nacional do Sistema – ONS e normatização da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
As usinas operam em corrente alternada, na frequência de 60 Hz, tensão nominal do gerador de 480 V, elevada para 69 kV na subestação elevadora, tendo como ponto de conexão a estação seccionadora de 69kV da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial Notícias CTGAS-ER apresenta Plano de Monitoramento para Companhia Energética Potiguar