P08 - Análise do desempenho de parque eólico utilizando tecnologia LIDAR

O Projeto tem como principal objetivo validar as medições realizadas por um sistema de tecnologia LiDAR com uma torre de medição anemométrica, instalada na central eólica localizada no município de Macau/RN, para calibração dos parâmetros de modelagem do recurso eólico e cálculo do desempenho dos aerogeradores instalados.

Apresentação

A modelagem do recurso eólico de um determinado sítio é realizada a partir dados coletados de uma ou várias estações. Os modelos comerciais tradicionais, as torres anemométricas, utilizados para as medições do potencial eólico de uma região, apresentam limitações relacionadas aos seus aspectos físicos, característica esta que pode influenciar no seu desempenho técnico e na elevação dos custos global da operação.

Um sistema de medição de vento LiDAR (Light Detection And Ranging) é um instrumento que mede a velocidade e direção do vento utilizando um feixe de laser. Os equipamentos LiDAR são atualmente utilizados no setor eólico para avaliar o recurso eólico prioritariamente para instalação de parques eólicos. O processo de medição no site pode ser acelerado e conseqüentemente o custo reduzido, já que o LiDAR é instalado em um tempo muito curto quando comparado com o tempo necessário para instalação de uma torre anemométrica. Ademais, o custo da torre aumenta rapidamente com o aumento de sua altura. Além do LiDAR possibilitar a medição do vento a qualquer altura no seu intervalo de operação, o mesmo também permite a medição simultânea a varias alturas por um preço fixo. Outra desvantagem da torre em relação ao LiDAR é a dificuldade de desinstalação da mesma, já que o LiDAR está projetado para ser portátil.

Considerando que o CTGAS-ER possui infraestrutura laboratorial e recursos humanos capacitados para analisar os dados de vento medidos pelo LiDAR e a disponibilidade da central eólica piloto de Macau será possível o desenvolvimento de técnicas aplicadas ao monitoramento do desempenho de centrais eólicas utilizando uma ferramenta LiDAR.

Objetivo Geral

Validar as medições realizadas por um sistema de tecnologia LiDAR com uma torre de medição anemométrica instalada na central eólica no município de Macau/RN para calibração dos parâmetros de modelagem do recurso eólico e cálculo do desempenho dos aerogeradores instalados.

Fonte Financiadora

PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A.

Impactos Econômicos:

O tempo para o processamento dos dados de medição no site pode ser otimizado e consequentemente o custo da operação ser reduzido, visto que o LiDAR é instalado em um tempo muito curto quando comparado com o tempo necessário para instalação de uma torre anemométrica, podendo ser utilizado para medição de vários pontos em intervalos de tempo menores. Ademais, o custo da torre aumenta rapidamente com o aumento de sua altura. Além do LiDAR possibilitar a medição do vento a qualquer altura no seu intervalo de operação, o mesmo também permite a medição simultânea a varias alturas por um preço fixo.

Impactos Socioambientais

Possibilidade de utilizar uma ferramenta para avaliação do recurso eólico que não provoca impactos ambientais quando comparada as torres de medição, por não precisar de concretagem e não produzir poluição visual. Ademais, o projeto incentiva a utilização de energia renovável. Impactos Tecnológicos Desenvolver expertise na utilização de equipamento de medição do vento que permite o registro da velocidade e direção em várias alturas e apresenta grande facilidade de deslocamento podendo viabilizar a medição anemométrica em plataformas offshore. Impactos Ambientais: Reconhecimento da PETROBRAS como uma empresa integrada de energia comprometida com as questões ambientais e alinhada com as tendências modernas de ampliar a participação das energias renováveis na matriz energética mundial.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Projetos em Andamento P08 - Análise do desempenho de parque eólico utilizando tecnologia LIDAR