P013 - Avaliação de modelos digitais de elevação na prospecção de potencial hidroelétrico para PCHs

O foco principal do projeto é avaliar a precisão e aplicabilidade de modelos digitais na prospecção do potencial hidrelétrico remanescente para PCHs, através da comparação entre os modelos digitais obtidos a partir do ASTER GDEM, da NASA, com os dados obtidos em levantamento de campo utilizando um GPS de alta precisão.

Apresentação

Nas atividades relacionadas à prospecção e diagnóstico do potencial hidrelétrico, elaboração e análise de estudos de inventário de potencial hidrelétrico e Análise de Projeto Básico e Viabilidade (Estudos e Projetos), são essenciais atividades tanto de escritório (mais baratas e com menor precisão), quanto de campo (mais caras e com maior precisão).

A prospecção do potencial hidroelétrico de PCH’s, em estudos de escritório, tem-se utilizado cada vez mais de dados topográficos digitais.

O projeto se propõe a determinar o grau de precisão dos modelos digitais e sua aplicabilidade no atual estágio de prospecção do potencial remanescente de PCH’s no Brasil, a partir da comparação entre perfis topográficos gerados a partir de tais modelos e por levantamentos topográficos em campo utilizando modernos equipamentos de posicionamento global de alta precisão.

Objetivo Principal:

Avaliar a precisão e aplicabilidade de modelos digitais na prospecção do potencial hidrelétrico remanescente para PCHs, através da comparação entre os modelos digitais obtidos a partir do ASTER GDEM, da NASA, com os dados obtidos em levantamento de campo utilizando um GPS de alta precisão.

Fonte Financiadora

PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A.

Impactos Econômicos:

O projeto possibilitará evitar possíveis desperdícios de oportunidades de negócios devido ao nível de precisão dos dados disponibilizados gratuitamente, consequentemente diminuindo as incertezas nas análises de investimento em projetos de PCH e possibilitando a avaliação mais acurada da rentabilidade de cada empreendimento, bem como a hierarquização de possíveis oportunidades de investimento.

Impactos Tecnológicos:

Desenvolvimento de expertise na manipulação de Modelos Digitais de Elevação e sua utilização na prospecção em escritório de potenciais energéticos; maior agilidade e precisão na prospecção de potenciais energéticos; maior precisão e rapidez nas avaliações econômicas de PCH’s em nível de prospecção, na avaliação de projetos básicos de PCH’s, consequência da avaliação do nível de acurácia dos Modelos digitais.

Impactos Socioambientais:

Os benefícios socioambientais podem ser pensados como sendo indiretos, na medida em que uma maior confiabilidade dos dados básicos e informações para a prospecção de potencial e investigação de novos negócios mais confiáveis permitirá também a identificação de possíveis impactos ambientais dos projetos com maior precisão.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Projetos em Andamento P013 - Avaliação de modelos digitais de elevação na prospecção de potencial hidroelétrico para PCHs