P07 - Comparação entre técnicas de aumento de resolução de dados de reanálise para geração de séries de velocidade de vento de longo prazo

O projeto objetiva a comparação do desempenho de técnicas estatísticas e dinâmicas de aumento da resolução de dados de reanálise sobre a costa nordeste do Brasil utilizando dados meteorológicos de torres de medição para validação das técnicas.

Apresentação

Prever quanto de energia elétrica será gerado por uma central eólica depende intrinsecamente das características de vento, as quais são determinadas pela análise das séries temporais de dados de vento cuja confiabilidade aumenta com uso de séries de longo prazo. No entanto, comumente dispõe-se apenas de séries de curto prazo, medidos na região de interesse, sendo necessário correlacioná-las com séries de longo prazo para se obter melhor resultado. Alguns órgãos governamentais disponibilizam gratuitamente dados de longo prazo, que infelizmente têm a limitação de apresentarem resultados com resolução relativamente baixa, pois foram projetados para representar a atmosfera em escala global, conhecidos como modelos de mesoescala, enquanto que para projetar uma central eólica há a necessidade de informação sobre o comportamento do vento no local de implantação, ou seja, informações de microescala, mas que podem ser tratadas por meio de técnicas estatísticas ou dinâmicas para se adequarem às necessidades da indústria eólica.

Com o presente projeto, propõe-se comparar o desempenho de técnicas estatísticas e dinâmicas de aumento de resolução (downscaling) de dados, utilizando-se dados meteorológicos de torres de medição para validação das técnicas. A avaliação das técnicas estatísticas, também conhecidas como modelos baseados em séries temporais. A comparação do desempenho dessas técnicas nas condições meteorológicas brasileiras permitirá a criação de séries temporais de longo prazo com menores incertezas associadas.

Objetivo Principal

Comparar o desempenho de técnicas estatísticas e dinâmicas de aumento da resolução (downscaling) de dados de reanálise sobre a Costa do Nordeste do Brasil utilizando dados meteorológicos de torres de medição para validação das técnicas.

Fonte Financiadora

PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A.

Impactos Econômicos:

Minimizar erros de decisão de investimento de longo prazo, por utilizar informações de curto prazo.

Impactos Tecnológicos:

Criação de séries temporais de longa duração, a partir de dados de reanálise, que apresentem boa confiabilidade para utilização na estimativa de produção de energia elétrica por fonte eólica.

Impactos Socioambientais:

Estímulo ao investimento na geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Projetos em Andamento P07 - Comparação entre técnicas de aumento de resolução de dados de reanálise para geração de séries de velocidade de vento de longo prazo