P09 - Avaliação e caracterização de impactos dos aerogeradores na qualidade da energia elétrica

Desenvolver equipamentos e metodologia para obtenção de parâmetros de modelos de simulação, assim como validar modelos e auxiliar na determinação de áreas de influência e avaliação dos critérios de qualidade da energia elétrica produzida por aerogeradores, com base na IEC 61400-21, efetuando-se as medições e o processamento dos dados de qualidade da energia em conjunto com alguns dados operacionais dos aerogeradores.

Apresentação:

A viabilidade técnico-econômica da implantação de um parque eólico, além de relacionar-se com a análise do potencial do vento da região, está diretamente relacionada com a capacidade técnica do aerogerador.

Um dos pontos críticos na operação das centrais eólicas é a conexão elétrica com a concessionária local ou a rede básica. Portanto, é fundamental identificar os principais impactos causados pela conexão das centrais eólicas na rede elétrica para definir as responsabilidades do acessante e do agente administrador da rede. Apesar dos procedimentos de análise de impactos na qualidade da energia já existirem e se basearem nos valores da folha de certificação dos aerogeradores adquiridos, é importante, no momento em que surjam questionamentos por parte do responsável pelo ponto de conexão, que se tenha disponibilidade de equipamentos e pessoal habilitado para realizar uma medição precisa. Tal medição ajudaria a esclarecer qual o real impacto da operação da central eólica na rede elétrica, dirimindo assim problemas e resolvendo impasses.

Partindo desta constatação, o projeto tem como foco o desenvolvimento de equipamentos e metodologia para avaliar os critérios de qualidade da energia elétrica produzida por aerogeradores, com base na norma IEC 61400-21. E a obtenção dos parâmetros de controladores de aerogeradores para serem utilizados em posteriores simulações de conexão à rede elétrica, assim antecipando a previsão dos seus impactos positivos e negativos na conexão.

Os experimentos e medições planejadas nas proposições estão previstas para serem realizadas na Central Eólica de Macau, de propriedade da PETROBRAS. Devido à existência de vários pontos em comum entre os projetos, eles serão realizados em conjunto, sob coordenação do CTGAS-ER, de forma a aproveitar a sinergia existente entre eles e propiciar a troca de experiência entre as equipes envolvidas.

Objetivo Principal

Desenvolver equipamentos e metodologia para obtenção de parâmetros de modelos de simulação, assim como validar modelos e auxiliar na determinação de áreas de influência e avaliação dos critérios de qualidade da energia elétrica produzida por aerogeradores, com base na IEC 61400-21, efetuando-se as medições e o processamento dos dados de qualidade da energia em conjunto com alguns dados operacionais dos aerogeradores.

Fonte Financiadora

PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A.

Impactos Econômicos

O estudo preciso dos impactos de aerogeradores instalados na rede elétrica pode evitar gastos desnecessários na fase de projeto e problemas futuros de distúrbios na rede elétrica. Evitando que o empreendimento seja multado indevidamente por possíveis falhas futuras no sistema de fornecimento de energia ou venha a investir em medidas mitigadoras inadequadas.

Impactos Tecnológicos

Desenvolvimento de um sistema de medição da qualidade da energia gerada por turbinas eólicas de acordo com os procedimentos da norma IEC 61400-21, medindo de forma simultânea e sincronizada, dados da energia elétrica gerada pelos aerogeradores e dados de torres anemométricas (Medição de velocidade, temperatura, direção e umidade dos ventos) ligadas ao parque onde estão instalados os aerogeradores em um mesmo equipamento de aquisição de dados.

Impactos Socioambientais

Os resultados dessa pesquisa contribuem para a manutenção da qualidade da energia elétrica entregue aos consumidores residenciais e industriais, permitindo a mitigação de possíveis distúrbios causados pela inserção de centrais de geração por fonte eólica. De uma forma geral, o projeto dá suporte ao desenvolvimento da energia eólica, fonte de energia limpa e renovável, que possui como característica no Brasil, a atração de investimentos para regiões mais pobres e áreas afastadas dos grandes centros.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Projetos em Andamento P09 - Avaliação e caracterização de impactos dos aerogeradores na qualidade da energia elétrica