Avaliação da geração elétrica a partir de energia solar térmica utilizando tecnologia de torre central

heliotermico-pAvaliar o impacto de uma central solar térmica na rede elétrica e levantar o custo real da energia gerada.

Apresentação

O Brasil possui um potencial solar elevado e ainda pouco explorado para geração de energia elétrica. Existe hoje uma tendência de aumento da participação de fontes renováveis na matriz energética mundial até 2030. Tendência essa seguida da redução do custo da energia elétrica de fonte heliotérmica. Essa tecnologia ainda não foi implantada no Brasil e irá agregar novos conceitos e aumento da escala de mercado, além de potencial de redução com uso de componentes e serviços nacionais.

A planta comercial, que será localizada próxima à TERMOAÇU, terá uma capacidade de 3 MW. Este projeto será realizado pela PETROBRAS em conjunto com o centro de tecnologia do gás & energias renováveis (CTGAS-ER), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

É esperado que a aquisição e instalação da planta sejam feitas com o máximo de conteúdo nacional possível, incluindo modelagem e simulações computacionais. A capacitação de pessoas para operação e manutenção da planta será realizada pelo CTGAS-ER.

Objetivo Geral

Após a instalação da planta de demonstração de geração heliotérmica utilizando tecnologia de torre central será possível: avaliar a tecnologia; desenvolver uma metodologia de projeto e de estratégia operacional mais adequada às condições brasileiras de insolação, avaliar o potencial de nacionalização de componentes da usina e capacitar a mão de obra nas diversas etapas do empreendimento, desde o planejamento até as fases de operação e manutenção.

Fontes Financiadoras

PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A.

Impactos Científicos

  • - Formação de vários profissionais nas diversas esferas do conhecimento (iniciação científica, mestrado e doutorado);
  • - Criação de novas linhas de pesquisa no país;
  • - Melhor conhecimento da tecnologia nas condições climáticas brasileiras.

Impactos Econômicos

  • - Verificar a viabilidade econômica na instalação de empreendimentos desse tipo no país;
  • - Obter um orçamento real de instalação e operação de uma planta solar térmica usando a tecnologia de torre central.

Impactos ambientais

  • - Investimento em fontes de energia não-poluentes e sem queima de combustível fóssil;
  • - Supressão vegetal na área de instalação dos heliostatos;
  • - Região aquecida devido à concentração dos raios solares na torre.

Impactos sociais

Criação de novas oportunidades de emprego e renda em regiões onde não há muito investimento social e econômico.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Projetos em Andamento Avaliação da geração elétrica a partir de energia solar térmica utilizando tecnologia de torre central