Estudo da Geração Fotovoltaica Centralizada e seu Impacto no Sistema Elétrico
Avaliar o impacto de uma central fotovoltaica na rede elétrica e levantar o custo real da energia gerada.
Apresentação
Atualmente os sistemas fotovoltaicos conectados à rede dominam o mercado mundial de geração de eletricidade a partir da fonte solar, alavancando inúmeras pesquisas nessa área. No Brasil, entretanto, existem ainda poucos exemplos desse tipo de aplicação. A maioria deles são sistemas de teste instalados em instituições de ensino e pesquisa aonde alguns trabalhos vêm sendo realizados há pouco mais de vinte anos. Estes sistemas de teste, juntos, atingem uma potência instalada de cerca de 500 kW. O atual projeto consiste na construção e instalação de uma usina fotovoltaica com uma potência de 1,1MW próxima à UTE Jesus Soares Pereira - TERMOAÇU.
O projeto tem como necessidade de se estudar a influência mútua entre o sistema de distribuição e uma central de geração fotovoltaica. A necessidade de conhecer, na prática, todos os custos envolvidos na implantação, operação e manutenção de uma usina deste tipo. O alto índice de irradiação solar disponível no Brasil, o que contribui significativamente para a redução do custo da energia. O estímulo à nacionalização dos produtos e serviços, uma vez que a cadeia de produção de módulos fotovoltaicos e equipamentos específicos para esses sistemas não está ainda adequadamente desenvolvida no Brasil. A importância da formação de pessoal qualificado para atuar no setor.
O Brasil aumentará também a demanda por serviços de ensaios e certificação de equipamentos. Sejam nacionais ou importados, todos os equipamentos comercializados no país devem atender às normas e requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Objetivo Geral
Dentre os principais serviços na área solar fotovoltaica planejados para serem prestados inicialmente pelo CTGAS-ER ao mercado, estão: promover a prospecção do recurso solar no país e contribuir para o aperfeiçoamento dos dados públicos de irradiância visando futuros empreendimentos de geração fotovoltaica/heliotérmica; contribuir para a expansão da rede de laboratórios de ensaios e certificação de equipamentos acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Serviço (INMETRO), diminuindo as restrições ao crescimento da indústria e dos serviços no país; promover a formação de profissionais de nível técnico e superior por meio de intercâmbio com instituições nacionais e internacionais, cursos de extensão, de especialização e de pós-graduação.
O acompanhamento e análise crítica do processo operação dessa central fotovoltaica tornam-se importantes para que o CTGAS-ER possa adquirir experiência e desenvolver competências, e então começar a prestar serviços na área fotovoltaica.
Fontes Financiadoras
PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A.
Baixada Santista Energia
Impactos Científicos
- - Incentivo e crescimento de correntes de pesquisa na área de energia solar fotovoltaica no país;
- - Maior interação com institutos internacionais experientes no assunto;
- - Adequação da tecnologia às características climáticas brasileiras;
- - Desenvolvimento de equipamentos específicos para a área.
Impactos Econômicos
- - Análise das alternativas de receita com a comercialização da energia solar produzida;
- - Prospecção dos mercados de consumo da energia elétrica produzida por geração solar;
- - Conhecimento dos custos reais de instalação, operação e manutenção de uma planta fotovoltaica.
Impactos ambientais
A geração elétrica tendo como fonte a energia fotovoltáica gera baixíssimos impactos ambientais. O único impacto identificado é basicamente a supressão vegetal na área de instalação dos painéis. Se a instalação for realizada em uma região sem perspectivas agrícolas e que possua uma vegetação rasteira, o impacto pracitamente não existe.
Impactos sociais
Geração de empregos diretos e indiretos através da expansão do desenvolvimento dos bens e serviços na área de energia solar e geração de treinamento e mão de obra especializada.