Estudo da Geração Fotovoltaica Centralizada e seu Impacto no Sistema Elétrico

geracao-fotovoltaico-pAvaliar o impacto de uma central fotovoltaica na rede elétrica e levantar o custo real da energia gerada.

Apresentação

Atualmente os sistemas fotovoltaicos conectados à rede dominam o mercado mundial de geração de eletricidade a partir da fonte solar, alavancando inúmeras pesquisas nessa área. No Brasil, entretanto, existem ainda poucos exemplos desse tipo de aplicação. A maioria deles são sistemas de teste instalados em instituições de ensino e pesquisa aonde alguns trabalhos vêm sendo realizados há pouco mais de vinte anos. Estes sistemas de teste, juntos, atingem uma potência instalada de cerca de 500 kW. O atual projeto consiste na construção e instalação de uma usina fotovoltaica com uma potência de 1,1MW próxima à UTE Jesus Soares Pereira - TERMOAÇU.

O projeto tem como necessidade de se estudar a influência mútua entre o sistema de distribuição e uma central de geração fotovoltaica. A necessidade de conhecer, na prática, todos os custos envolvidos na implantação, operação e manutenção de uma usina deste tipo. O alto índice de irradiação solar disponível no Brasil, o que contribui significativamente para a redução do custo da energia. O estímulo à nacionalização dos produtos e serviços, uma vez que a cadeia de produção de módulos fotovoltaicos e equipamentos específicos para esses sistemas não está ainda adequadamente desenvolvida no Brasil. A importância da formação de pessoal qualificado para atuar no setor.

O Brasil aumentará também a demanda por serviços de ensaios e certificação de equipamentos. Sejam nacionais ou importados, todos os equipamentos comercializados no país devem atender às normas e requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Objetivo Geral

Dentre os principais serviços na área solar fotovoltaica planejados para serem prestados inicialmente pelo CTGAS-ER ao mercado, estão: promover a prospecção do recurso solar no país e contribuir para o aperfeiçoamento dos dados públicos de irradiância visando futuros empreendimentos de geração fotovoltaica/heliotérmica; contribuir para a expansão da rede de laboratórios de ensaios e certificação de equipamentos acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Serviço (INMETRO), diminuindo as restrições ao crescimento da indústria e dos serviços no país; promover a formação de profissionais de nível técnico e superior por meio de intercâmbio com instituições nacionais e internacionais, cursos de extensão, de especialização e de pós-graduação.

O acompanhamento e análise crítica do processo operação dessa central fotovoltaica tornam-se importantes para que o CTGAS-ER possa adquirir experiência e desenvolver competências, e então começar a prestar serviços na área fotovoltaica.

Fontes Financiadoras

PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A.

Baixada Santista Energia

Impactos Científicos

  • - Incentivo e crescimento de correntes de pesquisa na área de energia solar fotovoltaica no país;
  • - Maior interação com institutos internacionais experientes no assunto;
  • - Adequação da tecnologia às características climáticas brasileiras;
  • - Desenvolvimento de equipamentos específicos para a área.

Impactos Econômicos

  • - Análise das alternativas de receita com a comercialização da energia solar produzida;
  • - Prospecção dos mercados de consumo da energia elétrica produzida por geração solar;
  • - Conhecimento dos custos reais de instalação, operação e manutenção de uma planta fotovoltaica.

Impactos ambientais

A geração elétrica tendo como fonte a energia fotovoltáica gera baixíssimos impactos ambientais. O único impacto identificado é basicamente a supressão vegetal na área de instalação dos painéis. Se a instalação for realizada em uma região sem perspectivas agrícolas e que possua uma vegetação rasteira, o impacto pracitamente não existe.

Impactos sociais

Geração de empregos diretos e indiretos através da expansão do desenvolvimento dos bens e serviços na área de energia solar e geração de treinamento e mão de obra especializada.

Contato CTGAS-ER

Telefone: +55 (84)3204-8000
Fax: +55 (84)3204-8090
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: http://www.ctgas.com.br

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770
Lagoa Nova - Natal/RN - Brasil
CEP: 59064-164

Você está aqui: Página Inicial Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Projetos em Andamento Estudo da Geração Fotovoltaica Centralizada e seu Impacto no Sistema Elétrico